Pular para o conteúdo
Voltar

Banco de sangue público promove campanhas de coleta de sangue em julho

Hemocentro depende, exclusivamente, de doação de sangue de forma voluntária e, por essa razão, tem intensificado as campanhas para atrair novos doadores.
Rose Velasco | SES-MT

Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população - e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados. - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população - e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados.
A | A

A direção do MT Hemocentro – único banco de sangue público de Mato Grosso – intensificou a agenda de campanhas de coleta de doação de sangue, para o mês de julho, para conseguir a reposição do estoque, bem como o aumento do número de cadastro de doadores.

Segundo informou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, é comum que, neste período do ano, quando ocorrem as férias escolares e aumentam as viagens e os eventos festivos de grande público, haja baixa considerável no estoque de sangue.

A constatação se deve à intensificação das demanda por bolsas de sangue nos hospitais e prontos socorros públicos. Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população - e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados.

“O MT-Hemocentro depende, exclusivamente, de doação de sangue de forma voluntária e, por essa razão, tem intensificado as campanhas para atrair novos doadores. Conclamamos a população para que, antes de sair de férias, procure o banco de sangue público e faça a sua doação de sangue”, afirmou Zanela.

Em julho, o MT Hemocentro contará com o apoio dos organizadores e competidores da segunda edição da Corrida Pela Vida, realizada pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo Estadual e Municipal de Mato Grosso, com a parceria de empresários. 

Agenda de coleta

Durante os períodos de 1 a 5, de 8 a 12, de 15 a 19, de 22 a 26 e de 29 a 31, os atletas inscritos para a Segunda Corrida pela Vida estarão se deslocando ao MT Hemocentro e fazendo a sua doação de sangue voluntária. 

Os integrantes do Programa de Coordenadores dos Students for Liberty Brasil (SFLB), que reúne estudantes universitários que buscam a inovação  no ativismo pela liberdade, também estarão doando sangue no dia 5 de julho. No dia 8 de julho, a parceria será com os profissionais da empresa de engenharia IM Martins.

No período de 15 a 19 de julho, a equipe técnica do Hemobus – ônibus de coleta externa do MT Hemocentro – estará na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e atenderá aos servidores e frequentadores do órgão. Os servidores da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ainda decidiram comemorar o aniversário de 91 anos da instituição e o Dia do Policial Rodoviário Federal com o nobre gesto de doação de sangue; eles estarão na unidade do MT Hemocentro no dia 22 de julho.