Pular para o conteúdo
Voltar

MTPrev investe em capacitação de líderes

Gerentes, coordenadores e diretores puderam aperfeiçoar conhecimento em ferramentas de gestão e qualidade.
Alline Barros | MTPrev

Líderes do Mato Grosso Previdência participam de capacitação nos dias 19, 23 e 25 de julho. - Foto por: Assessoria MTPREV
Líderes do Mato Grosso Previdência participam de capacitação nos dias 19, 23 e 25 de julho.
A | A

A profissionalização dos serviços públicos, bem como a capacitação contínua dos servidores são fundamentais para a eficiência e a eficácia da gestão pública. Com essa visão, os gerentes, coordenadores e diretores do Mato Grosso Previdência (MTPrev) participaram, nos dias 19, 23 e 25, de uma capacitação em ferramentas gerenciais aplicadas aos processos organizacionais.

O curso foi ministrado nas dependências da autarquia pelo analista administrativo e MBA em Gestão Empresarial, Guelfo Munhoz.

Na capacitação, os servidores puderam aperfeiçoar conhecimentos em ferramentas de gestão e qualidade como o Programa 5S, brainstorming, benchmarking, plano de ações, Matriz G.U.T, entre outras. Também foram trabalhadas questões como a importância da Identidade Organizacional para a excelência da gestão, mapeamento de processos, elaboração de manuais e comunicação interna. 

De acordo com Guelfo, o objetivo da qualificação foi capacitar o servidor para utilizar as ferramentas gerenciais no seu dia-a-dia, e por meio delas, entender melhor o seu processo de trabalho, identificar possíveis problemas e propor melhorias. 

“Focamos na qualidade total abrangendo aspectos relacionados à gestão do negócio, suas características e seu ambiente, com métodos e ferramentas que permitem ao servidor ser um agente de mudanças no seu trabalho”, afirma Guelfo.

Para a gerente de aposentados, Ingryd Akerley, o curso foi importante para estimular os líderes a deixarem um pouco a parte operacional e focarem mais no lado gestor do trabalho. “Achei o curso muito engrandecedor, sempre bom ver na teoria coisas que precisamos colocar em prática”, complementa.

Já a coordenadora administrativa, Erika Bittencourt, destacou a importância de o líder não descuidar da organização, dar atenção para a equipe, e buscar sempre a excelência nos processos. “Tem que ser algo incorporado no dia-a-dia dos gestores”, afirma.

Em agosto o MTPrev oferecerá um curso de gestão de qualidade voltado para todos os servidores da autarquia.

 

Programa Pró-Gestão RPPS

O curso para líderes faz parte de uma política de capacitação dos servidores implantada no órgão como ferramenta de melhoria dos processos de trabalho, valorização dos colaboradores e fortalecimento da instituição.

Esta política foi reforçada pelo programa Pró-Gestão RPPS, um projeto da Secretaria de Previdência que visa certificar os entes de Regime Próprio de Previdência Social que adotarem práticas administrativas modernas.

Para o diretor-presidente em exercício do MTPrev, Epaminondas Castro, o Estado precisa melhorar cada vez mais sua capacidade de responder satisfatoriamente às demandas da sociedade.

“Investir em estrutura e qualificação profissional faz parte disso. Estas ações nos darão condições de desenvolver uma gestão visando a sustentabilidade da previdência estadual, elevando o nível de conhecimento na administração e trazendo melhorias reais nos processos de gestão”, pontuou.