Pular para o conteúdo
Voltar

MT Prev mostra como é atendimento previdenciário prestado aos servidores

Reunião do Conselho da Previdência também abordou como será a adesão definitiva dos Poderes ao MT Prev
Alline Barros e Lorena Bruschi | Secom-MT/MT Prev

10ª Reunião Ordinária do Conselho de Previdência - Foto por: Christiano Antonucci
10ª Reunião Ordinária do Conselho de Previdência
A | A

Representantes dos Poderes e Órgãos Autônomos no Conselho de Previdência conheceram detalhes de como o Mato Grosso Previdência atua para oferecer atendimento de qualidade aos aposentados, pensionistas e servidores em geral. O assunto esteve na pauta da reunião dessa quinta-feira (26.09), na sede do Palácio Paiaguás.

O presidente do Conselho em exercício, procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges, afirmou que é importante mostrar o outro lado da aposentadoria: como podemos fazer a diferença para o servidor após a atividade.

“O servidor se aposenta e deve ser lembrado por ter contribuído com o Estado. Vimos a preocupação com o servidor, com a família dele, com a forma que ele está se aposentando, o cuidado de ter uma previdência humanizada, não é só dinheiro. São pessoas que trabalharam e merecem o respeito do Estado”, acrescenta.

Na reunião também foi apresentado o resultado do Grupo de Trabalho constituído para avaliar a melhor maneira de implementar a adesão dos Poderes e Órgãos Autônomos ao MT Prev. Para o conselheiro representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e coordenador do grupo Ronaldo de Oliveira, a integração é positiva.

“Os poderes já compõem o Mato Grosso Previdência, mas para constituir a unidade gestora única de forma definitiva precisamos instituir o pagamento e a manutenção de todos os benefícios pelo MT Prev”, explica.

O resultado aponta o caminho para a unificação. Foram elencados os requisitos que cada ente precisa cumprir, quais os impactos em termos de orçamento e despesas com pessoal, bem como as adequações que o MT Prev precisa fazer para receber os novos segurados. Com o progresso nesses quesitos, haverá um cronograma de implementação.

“Já estamos trabalhando para adequar a nossa logística, estrutura física e de pessoal para que em breve possamos efetivamente ser a Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Mato Grosso”, afirma o presidente do MT Prev, Elliton Oliveira.

Estrutura e atendimento

Atualmente o MT Prev conta com 160 servidores em sua equipe, que atendem aproximadamente 35 mil aposentados e pensionistas e cerca de 46 mil servidores ativos, esclareceu a diretora de previdência do MT Prev, Kaliane da Silva Pereira.

Os servidores que procuram a instituição podem contar com a aposentadoria digital, que oferece o serviço com comodidade e segurança. Depois de agendar a aposentadoria pelo Disque-Servidor (0800-647-3633), o servidor comparece pessoalmente ao MT Prev na data programada, onde será orientado sobre as regras de aposentadoria que poderá optar.

“Em dezembro deste ano a aposentadoria digital completará 10 anos e é uma realidade a evolução que tivemos na qualidade deste processo.  Isso demonstra que, para o MT Prev, o momento da concessão é algo importante e que deve ser realizado com muito respeito e toda solenidade que o momento merece”, ressalta a diretora.

Além da apresentação dos serviços prestados atualmente pela autarquia, foi pauta a amortização do déficit atuarial por meio de um plano de custeio, a execução orçamentaria desde o início do ano, a apresentação de uma nova identidade visual para o MT Prev e uma discussão sobre a reforma da previdência e seus impactos no Regime Próprio.