Pular para o conteúdo
Voltar

Ciclista aos 63 anos, aposentado indica atividade física para saúde do corpo e da mente

Benedito Pedro de Figueiredo Neto participa do Pedal 3363, criado por servidores do MT Prev
Mariana John/Alline Barros | MT Prev

Divulgação
A | A

Consciente da importância dos exercícios físicos para a saúde, o senhor Benedito Pedro de Figueiredo Neto, mais conhecido como “Seu Dito”, de 63 anos, aderiu à bicicleta como esporte em 2016. Aposentado pela Compahia Matrogrossense de Mineração (Metamat), e muito bem-humorado, ele destaca que sempre praticou atividades físicas e procura ter uma boa alimentação para chegar até, no mínimo, aos 80 anos.

“O pedal traz benefícios não somente físicos, mas também para a vida. Não é somente entrar em um grupo, mas também fazer amizades, conversar e conhecer pessoas novas”, observa Seo Dito.

Hoje ele faz parte do Pedal 3363, grupo de ciclistas independente iniciado por servidores do MT Prev. Os “giros”, como são chamados os passeios de bicicleta, acontecem toda terça e quinta-feira, às 19h30, com saída da Orla do Porto em Cuiabá e são abertos para quem quiser conhecer.

Segundo o educador físico do Mato Grosso Previdência, Marcel Melo, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas diariamente é essencial para a saúde, sempre respeitando o limite individual do corpo e de preferência, com acompanhamento profissional para evitar lesões.

“Os idosos que estiverem sedentários podem começar com uma caminhada leve. Fazer 40 minutos de caminhada por dia é excelente. Depois de um ou dois meses, o ideal é aliar o seu esporte preferido com musculação, porque nessa idade começamos a perder muita massa muscular, a ficar com a pele flácida e a massa óssea vai diminuindo”, ressalta.

Programa Longevidade MTPrev

Durante a semana do servidor público, o MT Prev fará o lançamento do Programa Longevidade, voltado aos aposentados e pensionistas, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, oferecendo acompanhamento com educador físico, duas vezes por semana, nos parques de Cuiabá.

O evento de abertura acontecerá no dia 26/10 (terça-feira), no Parque das Águas, a partir das 16h30. A participação é gratuita, com o uso obrigatório de máscaras.